Pós-Graduação em Esportes de Aventura (lato sensu)

Pós-Graduação em Esportes de Aventura (lato sensu)


CONCEPÇÃO DO CURSO
O mercado profissional em Educação Física tem crescido nos últimos tempos, transcendendo as áreas mais tradicionais ligadas ao treinamento, a escola e ao lazer o profissional encontra um grande ramo de possibilidades dentro dos esportes radicais e esportes de aventura em vários cenários. Ao almejar um ideal que auxilie a formar e disseminar o conhecimento ligado aos esportes de aventura e esportes radicais, o curso tem como proposta proporcionar subsídios para o professor de educação física que irá atuar na escola conseguir ministrar estes conteúdos em suas aulas e o profissional de educação física que trabalha no ambiente do treinamento desportivo e do lazer como forma de criar subsídio para implantar, monitorar e aplicar estes conteúdos em suas aulas.

COORDENAÇÃO: Prof. Me. Bruno Allan Teixeira da Silva
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) na linha de pesquisa do Fenômeno Esportivo com apoio a pesquisa pela CAPES. Pós-Graduado em Esportes e Atividades de Aventura (FMU); Pós-Graduado em Educação Física Escolar (UNICID). Graduação em Educação Física em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Atualmente é professor do curso de Educação Física da Faculdade Piaget - Brasil (FACPIAGET), Faculdade Clube Náutico Mogiano. Professor do curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar da FEFISO na disciplina de Esportes Radicais na Escola. Possui ênfase em pesquisas referentes às Atividades de Aventura, Esportes Radicais, Formação Profissional em Educação Física, Emoções dentro do Esporte, Emoções na Prática de Atividades de Risco.


OBJETIVOS PRIMÁRIOS

- Contextualizar os esportes de aventura e esportes radicais para profissionais e professores de Educação Física.

OBJETIVOS SECUNDÁRIOS

- Mapear o mercado relacionado aos esportes de aventura e esportes radicais.
- Conhecer práticas especificas ligadas ao ambiente aéreo, terrestre e aquático.
- Identificar o fator de risco e aprender a controlar o risco a partir dos recursos disponíveis no ambiente da intervenção.
- Compreender como realizar um trabalho multidisciplinar em relação a construção e implantação dessas práticas.
- Aprender e construir projetos dessas manifestações para ser desenvolvido dentro do cenário do esporte de alto rendimento, do lazer e da Educação Física Escolar.
- Construir conhecimento cientifico acerca dos esportes de aventura e esportes radicais.

Público-Alvo:

Profissionais de Educação Física (Bacharelado), Professores de Educação Física (Licenciados), Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Turismólogos, engenheiros.

Carga Horária e Duração do Curso:

360 horas-aula em 18 meses

Investimento do Curso:

18 parcelas de R$ 290,16 reais (pagamento até 5° dia útil do mês) ou 18 parcelas de R$ 468,00 reais (pagamento no fora do 5° dia útil).

Dias e Horários:

Aulas em 1 sábado e domingo/mês, das 8h às 18h

Local:

Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM), no entanto, algumas aulas praticas serão realizadas fora do campus, de acordo com a necessidade da disciplina, por exemplo, aula de Stand UpPaddle na represa, Surf na Praia, Trekking no entorno da FCNM ou em algum Parque na Cidade.

Aprovação no Curso:

Aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento), por meio de avaliação, por disciplina e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), exigida pelo Conselho Nacional de Educação (resolução nº12/83)

REGIME ACADÊMICO E PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

- Regime escolar: modular
- Dimensão média das turmas: 25 alunos
- Prazo mínimo de integralização do curso: 18 meses

- Carga horária total do curso: 360 horas no formato presencial.
- Carga horária semanal: 8 a 10 horas, sendo um final de semana por mês.


MATRIZ CURRICULAR


MÓDULO I: Contextualização das Manifestações Culturais de Aventura e Radicais na Educação FísicaCarga (h)
Prof. Me. Bruno Allan Teixeira da Silva
Esportes e Atividades de Aventura: Aspectos históricos e conceituais.10
Profa. Me. Ariana Aline da Silva
Turismo de aventura: Organização de expedições.05
Profa. Me. Ariana Aline da Silva
Marketing, organização e gestão de eventos.05

MÓDULO II: Aspectos Psicofisiológicos edo Treinamento Esportivo Aplicado as Atividades de Aventura e Esportes Radicais.Carga (h)
Profa. Dra. Nathalia Bernardes
Fisiologia do exercício e adaptações humanas nos esportes de aventura.10
Prof. Me. Alexandre Machado
Periodização do treinamento esportivo: na terra, na água ou no ar.20
Prof. Me. Bruno Allan Teixeira da Silva
Fundamentos da psicologia do esporte: compreendendo o comportamento nas atividades de risco.10
Prof. Dra. Luciene Farias Melo
Desenvolvimento motor e aprendizagem motora dentro dos esportes de aventura.10

MÓDULO III: Gestão de Segurança Aplicada as Atividades e Esportes de AventuraCarga (h)
Prof. Dr. José Ricardo Auricchio
Gestão de segurança nos esportes de aventura e esportes radicais10

MÓDULO IV: Fundamentos das Técnicas VerticaisCarga (h)
Prof. Dr. DimitriWuo Pereira
Fundamentos da escalada esportiva 20
Prof. Me. Igor Armbrust
Fundamentos do Slackline10

MÓDULO V: Fundamentos dos Esportes Urbanos de Aventura: Parkour e SkateCarga (h)
PROF. DR. DIMITRIWUO PEREIRA
Fundamentos do parkour10
PROF. ME FLÁVIO ANTÔNIO ASCÂNIO LAURO
Fundamentos do skate20

MÓDULO VI: Atividades e Esportes AquáticosCarga (h)
Prof. Me. Marcus Vinicius Palmeira
Fundamentos do surfe20
Prof. Me. André de Filippis
Fundamentos da canoagem20
Prof. Me. Bruno Allan Teixeira da Silva
Fundamentos do Stand Up Paddle - SUP10
Prof. Esp.Roberto Trindade Nogueira da Silva
Fundamentos do Mergulho10
Prof. Esp. Alexandre Henrique Faulin Vieira
Fundamentos do Rafting: Gestão e atendimento empresarial.20

MÓDULO VII: Atividades e Esportes Terrestres: TrekkingCarga (h)
Prof. Me. Luciano Andrade Bernardes
Fundamentos do trekking 10
Prof. Me. Luciano Andrade Bernardes
Fundamentos da corrida de aventura e corrida de montanha10

MÓDULO VIII: Aspectos Pedagógicos das Atividades de Aventura e Esportes RadicaisCarga (h)
Prof. Me. André de Filippis
Atividades de aventura no contexto do lazer 10
Prof. Me. Igor Armbrust
Atividades de aventura no cenário da educação física escolar10
Prof. Me. Igor Armbrust
Atividades de aventura no cenário do esporte de alto rendimento.10
Prof. Me Flávio Antônio Ascânio Lauro
Atividades de aventura no cenário da educação física escolar10
Prof. Dr. Adriano José Rossetto Júnior
Construção de projetos para intervenção nas atividades e esportes de aventura10
Prof. Me. Igor Armbrust
Pedagogia da aventura10

MÓDULO IX: Docência no Ensino Superior.Carga (h)
PROF. DRA. SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE E OS CAMINHOS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL05
PROF. DRA. SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Didática do ensino superior05
PROF. DRA. SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Metodologia de ensino para o professor na Universidade10

MÓDULO X: Fundamentos da Pesquisa Cientifica e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de CursoCarga (h)
Profa. Me. Vera Lucia Teixeira Silva
Fundamentos da Metodologia Cientifica05
Profa. Me. Tania Carvalho Spada
Construção do projeto de pesquisa05
Prof. Me. Bruno Allan Teixeira da Silva
Profa. Me. Fernanda Regina Pires
Trabalho de conclusão de curso I10
Prof. Me. Bruno Allan Teixeira da Silva
Profa. Me. Fernanda Regina Pires
Trabalho de conclusão de curso II20

Carga horaria total360h


Corpo Docente


Voltar ao topo